Psicopedagogia

Psicopedagogia auxilia o aluno em seu processo de aprendizagem. Trabalha os Transtornos ou Dificuldades de Aprendizagem enfrentados em sala de aula, através de técnicas que possibilitem a compreensão dos problemas apresentados e recursos que estimulem o aluno, além de orientações aos pais e ou responsáveis e professores na condução desse processo.

Psicopedagogia

Os Transtornos ou Dificuldades de Aprendizagem são desafios enfrentados em sala de aula e o papel da Psicopedagogia é intervir frente a eles, a fim de auxiliar o aluno em seu processo de aprendizagem.

No entanto, compreender quais são os problemas apresentados, requer uma avaliação minuciosa que abrange aspectos emocionais, pedagógicos e cognitivos que envolvem o processo do aprender, além de, é claro, do respeito à individualidade.

Assim, é feito um levantamento detalhado de como está o processo de aprendizagem do aluno e também entrevistas com os pais ou responsáveis e professores. São realizadas atividades e uso de testes para avaliação do desenvolvimento, das áreas de competência e dificuldades apresentadas.

Dessa forma, visando auxiliar o aluno, elabora-se um plano de intervenções psicopedagógicas e atividades que o estimulem, bem como a orientação aos pais e professores quanto à melhor forma de conduzir esse processo.

“O objetivo da educação inclusiva não é tornar todas as crianças iguais, e sim respeitar e valorizar as diferenças”.

Andrea Ramal

FAQ - Perguntas e Respostas

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Em um primeiro momento é feita uma entrevista com os pais, a fim de se obter informações pertinentes ao paciente. Posteriormente é agendada uma reunião com os professores e Orientador Pedagógico, para que seja apresentado por esses profissionais o que foi observado sobre aluno.

De posse dessas informações, a criança e ou adolescente passa por uma avaliação psicopedagógica e mediante os resultados é desenvolvido um plano de intervenção.

A intervenção psicopedagógica ocorre semanalmente e cada sessão tem a duração de 1 hora. É elaborado um relatório para pais e professores, com os resultados da avaliação bem como as devidas orientações sobre a condução adequada na escola e em casa.

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A duração de uma intervenção psicopedagógica pode variar. Fatores como queixa apresentada, possível diagnóstico, como o paciente está respondendo ao tratamento e a interação com a escola e os pais são determinantes para a evolução do caso.

As sessões psicopedagógicas podem ocorrer uma ou mais vezes por semana.
Geralmente os pacientes são encaminhados para uma avaliação e intervenção psicopedagógica a partir de uma queixa escolar. Deve-se ressaltar que muitas vezes os pais também detectam que há algo diferente no processo de aprendizagem de seus filhos, e que se faz necessária uma ajuda profissional.

Os estudos retratam que as intervenções precoces minimizam os impactos que impedem e ou prejudicam o aprendizado escolar, dessa forma o momento correto é aquele em que foi percebido pela escola ou pais os possíveis déficits na aprendizagem da criança ou do adolescente.
Sim, quando há uma intervenção multidisciplinar os resultados são benéficos e mais eficazes, pelo fato de obter-se uma visão diferenciada e abrangente do problema apresentado pelo paciente, promovendo uma melhor estruturação das intervenções cabíveis para cada tipo de terapia.

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“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”

Cora Coralina