Psicologia é a ´Ciência do Comportamento´ que estuda, analisa e trata dos estados e processos mentais e interações com o comportamento dos indivíduos em suas relações com o meio externo, abrangendo aspectos que vão desde o desenvolvimento infantil até a idade madura.
O tratamento psicoterápico, através da Psicologia, auxilia no autoconhecimento, levando as Pessoas a se depararem com seus pontos fortes e mais vulneráveis, com o intuído de reconhecerem a si mesmos e capacitá-los a se projetarem no mundo com a melhor versão de cada um, independente do momento que estejam passando e das relações que cultivam no dia a dia. Pessoas seguras de si mesmas, conscientes de suas forças e fraquezas lidam melhor com as adversidades da vida, de forma mais plena e assertiva.
Levando-se em consideração os altos índices de transtornos mentais, como a ansiedade e a depressão, tão discutidas e divulgadas por vários meios de comunicação e órgãos governamentais da saúde, torna-se cada vez mais importante a busca pelo autoconhecimento para então, promover o desenvolvimento da inteligência emocional, que é a capacidade do indivíduo em reconhecer e avaliar seus próprios sentimentos, assim como os dos outros, refletindo diretamente em suas relações humanas como um todo.
Através do autoconhecimento, as Pessoas passam a ter maior consciência de seus valores, forças pessoais, suas virtudes e suas vulnerabilidades, tornando-os assim mais conscientes sobre suas emoções, seus limites e necessidades, a fim de identificarem seus propósitos de vida e a construírem relações saudáveis, crenças reais e concretas quanto as suas capacidades como seres humanos e indivíduos. O leque da diversidade, em todos os seus aspectos (social, funcional, ambiental, étnico, gênero, dentre outros), contribui com o aumento do respeito, empatia, bem-estar subjetivo nas relações humanas, através do encontro com a própria identidade proporcionado pela autopercepção. Trata-se de uma herança muito valiosa que cada um pode deixar para o mundo em que vive.