Sim. Todo o material utilizado que tem contato direto com o paciente é descartado conforme as normas de descarte do lixo (algodão) e materiais perfurocortantes (agulhas). Materiais de reúso, como os copos de ventosa, são lavados e higienizados com alcool 70°, antes de uma nova aplicação. A assepsia da região onde serão puncionadas as agulhas também é realizada com alcool 70°.
Evidências indicam que os efeitos colaterais da Acupuntura são raros e incomuns. Na Conferência para o Desenvolvimento Consensual sobre Acupuntura no Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, os efeitos colaterais documentados, provocados pela Acupuntura, foram reconhecidos como sendo “extremamente baixos”.
No geral, a maioria dos efeitos são leves e passageiros, como desmaio durante o tratamento, náusea e ou vômitos, irritação da pele, espasmo muscular, e pequenos hematomas e edemas locais. Um estudo feito na Austrália estimou que para cada 1000 consultas, ocorrem apenas 4,2 casos com efeitos colaterais. Para efeitos de comparação, o uso de medicamentos comuns, como analgésico, podem provocar reações adversas entre 1 a 10% dos pacientes.